Ascevi oferece palestra aos acadêmicos da FURB
06/12/2017

Pela terceira vez a Ascevi esteve presente na Universidade Regional de Blumenau (FURB) para ofertar a palestra sobre o uso e aplicação do vidro no mercado aos estudantes da disciplina de Tecnologia da Arquitetura 2, do curso de Arquitetura e Urbanismo. Ao todo 40 alunos participaram do encontro, ministrado pelo professor Cezar Frutuoso — que possui oito anos de experiência no setor vidreiro. A professora da universidade, Stella Maris Nemetz, conta um pouco sobre a relevância deste trabalho junto à associação.

A Universidade tem como premissa buscar e propor formas de ensino que contribuam para um processo de aprendizagem mais efetivo, preparando o aluno para a sua futura inserção profissional. Iniciativas como esta proporcionam uma forma diferente para os alunos entenderem as questões práticas que envolvem os diversos temas abordados na Arquitetura. Através das explicações técnicas dos especialistas, com informações precisas e detalhadas, o aluno consegue compreender os tipos de materiais, suas características, a utilização, quais normas se aplicam àquele tema, auxiliando nesse processo”, disse ela.

Para ela a ação já surtiu efeito nos exercícios práticos da disciplina, pois muitos alunos já começaram a aplicar o conhecimento adquirido, por meio das orientações recebidas durante o evento, enriquecendo as soluções de seus projetos.

Esse tipo de iniciativa nos mantém atualizados com relação aos tipos de vidro existentes no mercado e as possibilidades dos diversos usos. Nossa intenção é continuar com essa parceria e, conforme sugestão da Magda, convidar outros cursos da FURB, de áreas afins como Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Design, para participarem também”, destacou.

O professor Cezar Frutuoso frisou a importância do trabalho voluntário que realiza junto à Ascevi, comentando a felicidade por ter recebido o convite para esta ação e de poder colaborar com a entidade. “Acredito que se conseguirmos passar um pouco de conhecimento sobre o vidro e suas aplicações para estes alunos, quando se formarem arquitetos saberão melhor sobre o uso da matéria-prima. Ele tem suas vantagens estéticas e funcionais, mas precisa ser especificado corretamente com relação a segurança e as normas técnicas. Nas faculdades não há uma cadeira específica sobre este assunto e é essencial para o nosso setor que tenhamos arquitetos que saibam especificar corretamente este material tão nobre que é o Vidro”, enalteceu.

A temática abordada durante o encontro foi ‘O vidro na construção Civil’, como se fabrica vidro float, seus beneficiamentos, os vários tipos de vidros existentes. Foram repassadas algumas questões referentes às normas técnicas e apresentadas amostras de vidros para que os alunos pudessem manuseá -los.

A ação ‘Ascevi leva o vidro para a aula’ é realizada desde 2013 em parceria com a Abravidro.

Saiba mais:

Ascevi capacita cerca de 660 universitários e profissionais do setor vidreiro
I Semana das Engenharias recebe palestra intermediada pela Ascevi
SENAI recebe palestra sobre aplicações do vidro para fachadas
 
 
 
Voltar

ASCEVI - Associação Catarinense de Empresas Vidreiras

  (48) 3034-6516 - (48) 9116-5724

  contato@ascevi.com.br
  comercial@revistavitro.com.br

  Endereço: Thiago da Fonseca, 44 - Capoeiras - Florianópolis/SC - CEP 88085-100

Todos os direitos reservados à ASCEVI - Associação Catarinense das Empresas Vidreiras - Desenvolvido por VEG