Eventos promovidos pela ASCEVI impactaram mais de 550 pessoas e arrecadaram 285 kg de alimentos em 2018
20/11/2018

Apesar das dificuldades enfrentadas pela economia brasileira em 2018, a Associação Catarinense das Empresas Vidreiras (ASCEVI) trabalhou constantemente para buscar novos parceiros e manteve uma agenda cheia, promovendo inúmeros cursos de capacitação e ações sociais e participando de feiras e reuniões. No total, mais de 550 pessoas participaram diretamente das iniciativas que a Ascevi promoveu e apoiou no estado.

Só as inscrições dos eventos e palestras promovidas pela associação arrecadaram mais de 285 kg de alimentos, que foram destinados a entidades beneficentes de Guaramirim, Concórdia, Tijucas e Palhoça. Além disso, uma das realizações mais importantes da ASCEVI neste ano foi o 9º Encontro Sul Brasileiro de Vidreiros, que acontece entre os dias 22 a 25 deste mês em Governador Celso Ramos e já conta com mais de 150 inscritos.

A economia brasileira sofreu no ano de 2018, desde maio, vários setores foram afetados pela greve dos caminhoneiros e o setor vidreiro, especificamente, foi abalado pela falta de vidros. Apesar disso, a retomada do desenvolvimento econômico, embora lenta, está acontecendo aos poucos. As expectativas são boas, segundo o presidente da ASCEVI, Lino Rohden, "os tempos difíceis ficarão para trás já no começo do próximo ano e temos que continuar a fazer cada vez mais um trabalho de qualidade para que o usuário do vidro esteja sempre satisfeito e use o melhor vidro possível para sua finalidade".

Saiba quais foram as principais atividades que envolveram a ASCEVI e seus associados no ano de 2018:

Atividades desenvolvidas no segundo semestre

  • Com foco na capacitação e na atualização das práticas sindicais, a equipe da Associação Catarinense de Empresas Vidreiras (ASCEVI) participou de uma série de treinamentos e eventos em outubro. O primeiro deles foi o 15° Encontro de Executivos Sindicais, que aconteceu nos dias 15 e 16 de outubro, na CEEL-FIESC. O segundo foi o 10° Congresso de Vendas da KLA, que aconteceu no dia 27 de outubro, no Centro de Convenções Centro-sul. Já o terceiro evento foi a Oficina para Sindicatos "Inovação sindical – Uma abordagem de design thinking", que aconteceu no dia 31 de outubro, na FIESC.

  • Em outubro aconteceu também a 25ª edição da Glasstec, maior feira da indústria de vidros do mundo. A cidade alemã de Düsseldorf foi escolhida para ser sede do evento, que contou com a presença de vários representantes do setor vidreiro catarinense. Entre eles, esteve presente o presidente da ASCEVI, Lino Rohden. Outros representantes da associação marcaram presença no evento como o diretor regional norte, Mauro Wagner, e o diretor da regional Grande Florianópolis, Sandro Henrique Rensi.

  • Além disso, uma série de reuniões para tratar sobre os preparativos do 9º Encontro Sul Brasileiro de Vidreiros foram realizadas ao longo do ano.

  • No dia 18 de outubro mais duas outras reuniões aconteceram na sede da Ascevi, em Florianópolis. Uma delas reuniu os associados para tratar também principalmente sobre os detalhes do 9º Encontro. Já a outra reuniu representantes do Sindicavidros. Na reunião foram abordados assuntos sobre o setor vidreiro catarinense, como falta e retomada do abastecimento do vidro e convenção coletiva.

  • No dia 19 de setembro, aconteceu a reunião bimestral da Associação dos Sindicatos Filiados à FIESC da Região Sudeste. Entre outros assuntos, a reunião contou com a apresentação da breve palestra "Líderes Extraordinários: O Futuro do Líder Sindical", pelo coordenador de MBA Gestão de Equipes de Alto Desempenho do Senai, Rodrigo Loureiro Queiroz, e com a aplicação de uma dinâmica realizada pela coordenadora da ASCEVI, Magda Frutuoso.

  • Representantes da Associação Catarinense de Empresas Vidreiras (Ascevi), empresas associadas e patrocinadoras do 9º Encontro Sul Brasileiro de Vidreiros participaram da 12ª edição da Feira Internacional da Indústria de Esquadrias (Fesqua), que aconteceu em São Paulo, entre os dias 12 a 15 de setembro.

  • No final de agosto também aconteceu o ArchiGlass Joinville, que reuniu 87 participantes. Essa foi a primeira vez que o evento itinerante foi realizado na região norte do Estado. Na sequência aconteceu a entrega dos cerca de 40 quilos de alimentos não perecíveis que foram arrecadados no evento. A entidade beneficiada foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Guaramirim.

  • No dia 4 de agosto, Chapecó foi sede da 2ª edição do Qualifique e Sirva-se, que reuniu 112 profissionais do ramo vidreiro. O tema escolhido da palestra principal foi "Normas Técnicas: oportunidades de mercado para os vidreiros". A consultora da Abravidro, Vera Andrade, foi responsável por ministrar a palestra. E no dia 15 de agosto, a ASCEVI realizou a entrega dos 95 quilos de alimentos não perecíveis que foram arrecadados no evento para a Associação Recanto do Idoso de Concórdia.

  • Em 10 de julho a ASCEVI e o Sindicavidros estiveram reunidos junto aos seus associados para debater assuntos do mercado vidreiro como o desabastecimento e o preço da matéria-prima. O objetivo foi unir forças para reivindicar e apoiar soluções para a categoria. 

 

Atividades desenvolvidas no primeiro semestre

  • O grande destaque de público dos eventos do 1º semestre foi o Qualifique e Sirva-se, que aconteceu no dia 23 de junho em Florianópolis. O evento reuniu 152 pessoas, oportunizou a exposição de produtos na Feira de Negócios e contou com a presença das usinas de vidro, além de palestra especial sobre vendas.

  • Em maio, a ASCEVI e o Sindicavidros estiveram presentes na apresentação que o engenheiro Mário Cezar de Aguiar, presidente do Sinduscon - Joinville e vice-presidente da FIESC, realizou para os empresários do estado como candidato a presidência da FIESC.

  • No final de maio, Balneário Camboriú recebeu pela 1ª vez o Archiglass. Mais de 70 pessoas estiveram presentes para acompanhar as tendências do setor vidreiro e participar das apresentações, painéis e ampliar seu networking.

  • Uma comitiva da ASCEVI esteve conferindo as tendências do mercado na 13ª Glass South AmericaM, que aconteceu em maio, em São Paulo.

  • Em maio a Associação também marcou presença na II Semana das Engenharias da Unisul em Palhoça.

  • Em abril, um grupo de associados visitou a fábrica da Cebrace, em Barra Velha-SC, para conhecer o processo de produção do vidro;

  • Em abril a ASCEVI articulou reunião da Afeal (Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio), Sinduscon e Senai-SC. Na ocasião, os participantes da Afeal demonstraram interesse em realizar treinamentos de serralheria para esquadrias de alumínio junto ao SENAI. Os representantes da Afeal trataram ainda sobre as dificuldades do setor vidreiro e sobre o Plano de Ações da entidade adaptado às necessidades dos associados na região.

  • Em março, a região oeste do estado recebeu o curso "Envidraçamento de Sacadas" da Soluções Sacadas.

  • Em fevereiro e março, os associados da Ascevi participaram de curso sobre Gestão Financeira e Custos realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em parceria com a Fiesc e o Sebrae, em Florianópolis.


 


 

Voltar

ASCEVI - Associação Catarinense de Empresas Vidreiras

  (48) 3034-6516 - (48) 9116-5724

  contato@ascevi.com.br
  comercial@revistavitro.com.br

  Endereço: Thiago da Fonseca, 44 - Capoeiras - Florianópolis/SC - CEP 88085-100

Todos os direitos reservados à ASCEVI - Associação Catarinense das Empresas Vidreiras - Desenvolvido por VEG