Retrospectiva 2017: Ascevi apresenta principais resultados
01/12/2017

Um ano atípico para o setor econômico do país, que em meio a crise precisou juntar as forças das empresas para superar as dificuldades. Assim é como muitos veem 2017, mas a Ascevi esteve ao lado de cada associado, levando ações relevantes aos vidreiros, arquitetos e engenheiros pelos 6.757km que rodou por Santa Catarina, e além dela. A retrospectiva dos principais trabalhos da Associação foi apresentada durante o jantar de final de ano, que contou com 37 participantes, realizado nesta quinta-feira, 30 de novembro, em Florianópolis.

Segundo a coordenadora associativa da entidade, Magda Frutuoso, mais de 12 reuniões, com a participação de 140 pessoas, tiverem a Ascevi à frente. Junto à Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) foram outros 14 encontros, dentre treinamentos, eventos e reuniões, com a representação do setor vidreiro catarinense.

Com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas sobre a aplicação do vidro na construção civil, e a sua usabilidade para oferecer o conforto térmico, a ação “Ascevi leva o vidro para a aula”, contou com a presença de 805 acadêmicos dos cursos de arquitetura e engenharia pelas 12 universidades pela qual passou. O ArchiGlass, evento destinado aos profissionais que já atuam na área da construção, contou com o envolvimento de 102 profissionais.

“Nós realizamos esta ação junto dos estudantes desde 2013, sempre contanto com o apoio da ABRAVIDRO. Levamos esta temática para as universidades devido ao fato de que estes cursos, arquitetura e engenharia, não possuem uma cadeira específica sobre o vidro. Muitos destes estudantes serão os especificadores quanto a aplicação e o uso deste material nas obras, e para isso eles precisam conhecer melhor o produto”, destacou Magda.

Qualifique e Sirva-se (QS)

Outro evento de destaque da entidade que em 2017 passou por três cidades distintas do Estado: Tubarão (Sul), Chapecó (Oeste) e Joinville (Norte). A descentralização das ações da Ascevi e a aproximação com o associado e os empresários que atuam no ramo é uma das principais premissas dos últimos anos. Ao todo 471 pessoas prestigiaram os encontros que possuem um cunho social também, já que a entrada é adquirida por meio da doação de alimentos que são destinados à instituições beneficentes. Neste ano foram doados 350kg de alimentos ao todo, 17% a mais que em 2016.

Responsabilidade social

Durante o último QS, em Joinville, a instituição beneficiada com os insumos não perecíveis foi o projeto “Restaurando Vidas”, desenvolvido pelo pastor Edinaldo Evaristo do Nascimento. Nele são acolhidos e atendidos dependentes químicos, como usuários de drogas e bebidas alcoólicas, e desenvolvida a reinserção deles na sociedade e no mercado de trabalho.

Na ocasião o pastor sugeriu a realização de um curso relacionado ao setor vidreiro para que os acolhidos pudessem ter uma chance de inserção neste mercado futuramente. E o pedido foi prontamente atendido, com a oferta de um curso de 16h de aulas, sendo metade delas de conteúdo e a outra parte com exercícios práticos. O curso foi ministrado por Cezar Luiz Frutuoso, que já atuou durante oito anos neste segmento. Ao todo 13 homens acolhidos pela casa de recuperação participaram da iniciativa e puderam, pela primeira vez na vida, receber um certificado.

Demais ações

A Ascevi participou de outros eventos de destaque no setor, como o SAIE VETRO, realizado em Curitiba e o Simpovidro, que ocorreu em Florianópolis. Além disso a entidade realizou diversos encontros institucionais com as seguintes entidades: CAU, CasaCor, Portal de Arquitetura, Sinduscom Florianópolis e Sinduscom de Balneário Camboriú.

Dezenove associados foram agraciados pela ida da associação até elas por meio do projeto “Ascevi Visita”. Durante essas aproximações a entidade conhece de perto a realidade de cada um, seus principais anseios e investimentos. Isso facilita na compreensão do momento de mercado vivido por eles e na programação de ações que auxiliem o desenvolvimento de seus negócios.

O presidente da Ascevi, Lino Rohden, destacou que o momento é de união dos empresários. “O nosso objetivo principal é congregar o setor vidreiro, com cada vez mais conhecimento técnico, sobre a situação geral e a formação de preços. Queremos proporcionar um trabalho com qualidade, criatividade, para que tenhamos um custo benefício maior para o cliente final, e poder oferecer um produto de mais valor”.

Já o gestor de projetos coletivos do Sebrae-SC, Wanderley Andrade, comentou sobre a parceria em algumas das ações realizadas. “Há dois anos estamos em contato com a Ascevi, dando este apoio em especial na área de consultoria e planejamento, que era uma dificuldade apresentada. Com isso a gente foi construindo algo que pudesse ser útil para as empresas, apoiamos alguns eventos, levamos palestrantes nas áreas de atendimento e vendas, e isso vêm trazendo bons resultados. Para 2018 já estamos desenhando uma proposta de trabalho, uma rodada de negócios, para trazer os grandes empresários e aproximá-los dos pequenos”.

Sindicato do Vidro

Em 15 de fevereiro de 2017, empresários do segmento do vidro de diversas regiões do Estado reuniram-se para fundar o Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vidro, Espelhos e Cristais do Estado de Santa Catarina (Sindicato do Vidro).

Durante o jantar de final de ano o presidente do Sindicato, Samir Cardoso, frisou que no início da Ascevi muitas pessoas não acreditam no trabalho que ela realizaria. “Achavam que era apenas uma patotinha da Capital, e percebemos com todas estas ações que isso não é verdade, ela é de toda Santa Catarina em constante presença e atuação junto de seus associados. Uma inspiração para o trabalho que poderá ser realizado pelo o Sindicato do Vidro”.

Magda Frutuoso, coordenadora associativa da Ascevi. Foto: Felipe Reis

Lino Rohden, presidente da Ascevi. Foto: Felipe Reis

Samir Cardoso, presidente do Sindicato do Vidro. Foto: Felipe Reis

Confira a galeria de fotos em nossa página no facebook CLICANDO AQUI!

Voltar

ASCEVI - Associação Catarinense de Empresas Vidreiras

  (48) 3034-6516 - (48) 9116-5724

  contato@ascevi.com.br
  comercial@revistavitro.com.br

  Endereço: Thiago da Fonseca, 44 - Capoeiras - Florianópolis/SC - CEP 88085-100

Todos os direitos reservados à ASCEVI - Associação Catarinense das Empresas Vidreiras - Desenvolvido por VEG