BIOFILIA: CONHEÇA O CONCEITO QUE TEM IMPACTADO PROJETOS ARQUITETÔNICOS

CONSTRUÇÃO GERA 43 MIL NOVOS EMPREGOS EM JANEIRO
março 19, 2021
PROJETOS COM ESQUADRIAS DE PVC SÃO TEMA DE NOVA REVISTA
abril 5, 2021

BIOFILIA: CONHEÇA O CONCEITO QUE TEM IMPACTADO PROJETOS ARQUITETÔNICOS

Integrar construção e natureza em projetos arquitetônicos se tornou quesito de desejo, tanto para o público que procura um novo lar, quanto para empresas em espaços comerciais. Isso ocorre porque o bem-estar está diretamente ligado à questão territorial que envolve as obras, mas a harmonia com aspectos da natureza como madeira, água, vegetação e luz natural, responsáveis por impactar diretamente a qualidade de vida das pessoas.

O conceito de biofilia, popularizado pelo biólogo Edward Osborne Wilson, aponta para a predisposição de nos sentirmos atraídos pela natureza e seres vivos e, também, como a urbanização nos distanciou dessa experiência. O termo grego significa: amor pela vida e, é neste contexto que os profissionais da área da construção civil têm explorado as vantagens da arquitetura biofílica.

“Quando falamos em arquitetura biofílica o objetivo é possibilitar que as pessoas se sintam mais calmas, dispostas e relaxadas no ambiente em que estão inseridas. É um conceito que envolve psicologia, saúde e construção. Portanto, trazer a natureza para as fachadas dos edifícios e dentro desses espaços significa contribuir com a melhora do bem-estar”, revela Adriana Macedo Perin, diretora da Víncere Incorporadora.

Um dos primeiros empreendimentos que trouxeram o conceito a Curitiba (PR) foi o Serra Juvevê, lançamento da Víncere Incorporadora, inspirado na serra do mar. “A essência do projeto foi introduzir uma vegetação exuberante e ter grandes entradas de iluminação natural para fazer um contraponto com a modernidade proposta pela arquitetura. Além disso, resgatamos componentes rústicos e harmonizamos com cores e texturas para estabelecer uma conexão direta com a natureza. A ideia das floreiras nas fachadas surgiu através da nossa grande inspiração, a Mata Atlântica”, diz Felipe Reichmann, paisagista e um dos autores responsáveis pelo projeto.

Além da ligação direta com a proposta acolhedora e ligada à natureza, o empreendimento traz o conceito de residências panorâmicas, terraços ajardinados para explorar o clima da serra e a vista privilegiada. “O conceito de biofilia é crescente e importante para o momento em que vivemos. É uma tendência que veio para ficar e contribui não só na vida de quem o escolhe, como também para o cenário urbano que está ao redor”, finaliza Adriana.

Fonte: Víncere Incorporadora/Assessoria Excom Comunicação

Esse post é uma colaboração da Revista Contramarco, conheça mais em: https://www.contramarco.com/ .