SETOR VIDREIRO INOVA COM A PRÁTICA RECOMENDADA DE USO DO MATERIAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL

CEBRACE TEXTURIZADOS : RELEVO E TRANSPARÊNCIA PARA INTERIORES
agosto 18, 2021
COMO UM SISTEMA PODE AJUDAR O SEU NEGÓCIO?
agosto 24, 2021

SETOR VIDREIRO INOVA COM A PRÁTICA RECOMENDADA DE USO DO MATERIAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Coordenadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro) e outras entidades do setor da construção lançaram, no último 17 de agosto, uma publicação que orienta sobre o uso e a manutenção do vidro.

Com a Prática Recomendada 1010 – Aplicação e manutenção de vidros na construção civil, as entidades trazem para o mercado um documento que será uma referência para a introdução de pessoas não especializadas às normas aplicáveis ao vidro na construção e às suas diversas funcionalidades, para promover seu uso da forma mais eficiente e segura. A publicação com linguagem simplificada acompanha imagens ilustrativas e resume mais de 500 páginas de normas em 20.

Nas últimas décadas, o vidro tem ganhado destaque nas novas edificações e reformas de imóveis. Atributos como leveza, aproveitamento racional da luminosidade natural, transparência, possibilidade de integração de ambientes, além do fator estético explicam em parte a intensificação do uso do material tanto nas grandes cidades como no interior do país.

A constante inovação tecnológica nos processos de fabricação e beneficiamento do vidro contribui também para determinar porque o material tem sido cada vez mais presente nas obras.

Hoje, graças ao aperfeiçoamento de processos produtivos e ao emprego de novas tecnologias, o vidro é responsável por conforto térmico e acústico, eficiência energética, vedação, isolamento, controle da iluminação dos ambientes, segurança e beleza das edificações. Ao se utilizar o vidro apropriado para cada caso, é possível proporcionar economia, conforto e elevados padrões estéticos.

Por essa razão, a Abividro, entidade que reúne fabricantes de vidro, e da Abravidro, que congrega empresas do setor de transformação e distribuição do produto, junto com a ABNT decidiram que era hora de criar um canal de comunicação para falar com todos os elos da cadeia da construção civil.

Além das orientações já mencionadas, a Prática Recomendada 1010 apresenta indicações de outras referências nos sites das entidades participantes (vidrocerto.org.br e abravidro.org.br) e cita normas relacionadas, caso o usuário queira conhecer mais.

A Prática Recomendada 1010 está disponível para download no site da ABNT – www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=474878

Fonte: Abividro

Esse post é uma colaboração da Revista Contramarco, conheça mais em: https://www.contramarco.com/ .