3 TIPOS DE VIDROS DE GUARDA-CORPOS ADEQUADOS PARA O SEU PROJETO

VIDROS TEXTURIZADOS COMPÕEM O PORTFÓLIO DA CEBRACE
novembro 19, 2021
ABIVIDRO LANÇA A NOVA VERSÃO DO GUIA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
dezembro 13, 2021

3 TIPOS DE VIDROS DE GUARDA-CORPOS ADEQUADOS PARA O SEU PROJETO

Item indispensável em ambientes como escadas, varandas, mezaninos e sacadas, o guarda-corpo tem a função de proteger usuários ao redor, funcionando como uma barreira, seja em áreas internas como externas.

O guarda-corpo pode ser projetado em vários materiais, mas para quem deseja acrescentar leveza e modernidade à decoração, o vidro é a opção indicada. O site Meu Vidraceiro traz algumas ideias que vão te ajudar a definir o modelo mais adequado ao projeto.

TIPOS DE VIDRO PARA GUARDA-CORPO

No momento de definir um guarda-corpo em vidro, é necessário estar atento à norma ABNT NBR 14718 – Guarda Corpo para Edificações, que recomenda o vidro laminado em guarda-corpo para segurança dos usuários, por ser um modelo de segurança composto por duas chapas intercaladas por uma película que, além de aumentar a resistência do material, retém os cacos de vidro em caso de quebra.

Para garantir essa segurança, de acordo com a norma NBR 14.718 – Guarda-corpo é recomendado utilizar vidro laminado, aramado ou temperado-laminado. Esse material é mais resistente e oferece maior segurança.

VIDRO LAMINADO

O modelo é composto por uma ou mais camadas de vidros, intercalados por um ou mais interlayers, que pode ser, EVA ou resinas ou poliuretano. Além disso, podem ser planos ou curvos.

VIDRO TEMPERADO-ARAMADO

Este tipo de vidro bloqueia praticamente toda a radiação ultravioleta e é possível criar diversas variações no vidro temperado-laminado com as combinações de diferentes tipos de vidros, além de permitir a fabricação em cores variadas.

VIDRO ARAMADO

O vidro aramado é também considerado de alta segurança por possuir uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à sua massa.

Fonte: Meu Vidraceiro

Esse post é uma colaboração da Revista Contramarco, conheça mais em: https://www.contramarco.com/ .