PROACÚSTICA ANUNCIA OS LABORATÓRIOS DE ACÚSTICA QUALIFICADOS PARA ENSAIOS DE CAMPO EM EDIFICAÇÕES

AS INSCRIÇÕES DO 8º PRÊMIO SAINT-GOBAIN AsBEA DE ARQUITETURA FORAM PRORROGADAS!
janeiro 21, 2021
BANHO COM CRIANÇAS! QUAL MODELO DE BOX É O MAIS IDEAL?
fevereiro 3, 2021

PROACÚSTICA ANUNCIA OS LABORATÓRIOS DE ACÚSTICA QUALIFICADOS PARA ENSAIOS DE CAMPO EM EDIFICAÇÕES

O 1º Programa de Qualificação para Laboratórios de Ensaios de Campo- QualiLab, realizado pela Associação Brasileira para a Qualidade Acústica(ProAcústica), concedeu a 16 laboratórios a qualificação que atribui um selo pela constatação do desempenho dos laboratórios de campo de acústica em edificações, de acordo com normas técnicas e critérios obtidos por meio de análise estatística.

Um dos maiores desafios da indústria da construção civil na atualidade – para o cumprimento dos requisitos de acústica da ABNT NBR 15575 Edificações Habitacionais – Desempenho – é a realização dos ensaios de campo para aferição do desempenho acústico das unidades habitacionais.

No processo para a obtenção da qualificação, os laboratórios precisaram comprovar a participação em um Programa Interlaboratorial e a Proficiência de Ensaios de Campo para Laboratórios de Acústica em Edificação. O processo exigiu a apresentação de Relatórios Finais do Ensaio Interlaboratorial e Proficiência, de acordo com as normas que utilizam o Método de Engenharia, e de Certificados de Calibração dos sonômetros, utilizados nas medições de campo do ensaio interlaboratorial.

Os resultados atribuíram um Selo QualiLab, a cada ensaio de campo realizado pelo laboratório de acordo com as normas do Método de Engenharia para as normas ABNT NBR ISO 16283-1:2018 – Isolamento acústico a ruído aéreo entre recintos; ISO 16283-2:2020 – Isolamento acústico a ruído de impacto de pisos e lajes; ISO 16283-3:2016 – Isolamento acústico de fachada a ruído aéreo; ABNT NBR ISO 3382-2:2017 – Tempo de Reverberação; e ABNT NBR ISO 16032:2020 – Níveis sonoros de instalações e equipamentos prediais.

O Selo QualiLab passa a ser um grande diferencial de mercado do laboratório no atual cenário do setor da construção civil e das demandas da área imobiliária. Os laboratórios qualificados com Selo QualiLab ProAcústica no mercado brasileiro são:

+ Acoem 01dB (Acoem Brasil Comércio de Equipamentos Ltda.)

+ Akkerman Alcoragi (Acústica Engenharia SS EPP)

+ Anima Acústica (Anima Acústica Tecnologia e Conhecimento Ltda.) – FLORIANÓPOLIS

+ Atenua Som (Atenua Som Indústria e Comércio Ltda.)

+ Bracústica (Bracústica Consultoria Ltda.)

+ Echo Acústica (Echo Projetos Acústicos Ltda.)

+ Giner (Environmental Solutions Consultoria Ltda.)

+ Harmonia (Harmonia Acústica SS EPP)

+ Inovatech (Inovatech Engenharia Ltda.)

+ Lacrose Engenharia (Lacrose Engenharia e Consultoria Eireli)

+ MMC LAB (MMC LAB Controle Tecnológico Ltda.)

+ Modal Acústica (Modal Acústica e Engenharia Ltda.)

+ Scala Acústica (Scala Acústica Ltda.) – BLUMENAU

+ Silentium Acústica (Silentium Engenharia Acústica Ltda. – Não Associada)

+ Síntese Acústica (Síntese Arquitetura e Construção Ltda.)

+ Trional Ensaios (Trional Ensaios, Tecnologia e Inovações Ltda.)

O Selo QualiLab ProAcústica de cada laboratório apresenta um QR Code que direciona para o link onde estão publicadas as informações do laboratório. O resultado do programa e a validade do Selo QualiLab ProAcústica é de dois anos, deJaneiro/2021 a Dezembro/2022, os laboratórios qualificados neste programa são os publicados no link:http://www.proacustica.org.br/interlab/qualificados-qualilab.html.

Fonte: ProAcústica/ Assessoria Ateliê de Textos

Esse post é uma colaboração da Revista Contramarco, conheça mais em: https://www.contramarco.com/ .