PROGRAMA BRASILEIRO DE ETIQUETAGEM POSSUI A ETIQUETA PBE EDIFICA

COMO UM SISTEMA PODE AJUDAR O SEU NEGÓCIO?
agosto 24, 2021
ASCEVI PROMOVE EVENTO DO SETOR VIDREIRO NO CINEMA EM CHAPECÓ (SC)
outubro 7, 2021

PROGRAMA BRASILEIRO DE ETIQUETAGEM POSSUI A ETIQUETA PBE EDIFICA

Atualmente, o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), possui a etiqueta PBE Edifica que tem a função de determinar o nível de eficiência energética de um edifício. Desenvolvida com uma parceria entre o INMETRO e a ELETROBRAS/PROCEL, em 2009, a metodologia presente no RQT-C (Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas) analisa os níveis dos sistemas de envoltória, iluminação e condicionamento de ar de modo individual, resultando em uma classificação geral ou parcial do edifício. Esta classificação, de A (mais eficiente) a E (menos eficiente), é apresentada na ENCE – Etiqueta Nacional de Conservação de Energia.

Antes da avaliação dos sistemas, deve-se analisar se o edifício atende aos pré-requisitos para ser elegível à etiquetagem, sendo eles:

1) Circuitos elétricos: Para níveis A e B deve possuir circuito elétrico separado por uso final: iluminação, sistema de condicionamento de ar, e outros; ou possuir instalado equipamento que possibilite medição por uso final.

2) Aquecimento de água: Edificações com elevada demanda de água quente, em que a parcela de água quente representa um percentual igual ou maior a 10% do consumo de energia, devem apresentar uma estimativa da demanda de água quente.

Com isso, determina-se o método de avaliação, se prescritivo ou por simulação.Quer avaliar a eficiência energética do seu empreendimento conforme a etiqueta PBE Edifica? Entre em contato conosco para conhecer essa e outras consultorias!

Fonte: ENE Consultores – https://m.facebook.com/eneconsultores/?locale2=pt_BR